segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Existe Pesquisa Científica Inútil?

Uma vez eu ouvi de uma pessoa que o Brasil deveria parar de investir em pesquisas inúteis, e financiar somente as pesquisas que trouxessem algum retorno para o país. O retorno que a pessoas estava se referindo é financeiro, ou algo prático que auxilie as pessoas de forma direta ou indireta.

Mas eu fico me perguntando: Qual pesquisa não traz retorno para um país? Ou então: O que é uma pesquisa inútil? Quem é que tem o conhecimento para definir qual pesquisa é útil e qual não é? Como vou saber se uma pesquisa científica trará retorno para o pais?

Uma consulta básica sobre o significado da palavra Pesquisa, podemos ter, dentre outros significados que fogem um pouco do contexto desse texto, os seguintes:

"Reunião de operações ou atividades que visa descobrir novos conhecimentos em vários domínios, principalmente no âmbito científico."

"Ação ou efeito de pesquisar, de buscar mais informações a respeito de algo ou de alguém."

"Estudo realizado para aumentar o conhecimento em determinada área do saber."

Descobrir novos conhecimentos, ou seja, procurar por aquilo que ainda não conhecemos, avançar para o desconhecido, buscar mais informações a respeito de algo, aumentar o conhecimento em determinadas áreas do saber.

Tendo em mente essas definições eu volto a uma das questões iniciais: Quem é que tem condições de definir se uma pesquisa será útil, se o resultado dessas pesquisas ainda são desconhecidos? Somente algém oniciente poderia dizer que determinada pesquisa será útil ou não.

E digo mais, muitas vezes as pesquisas científicas não possuem resultados, ou eles são inclunclusivos. Não obter resultados em pesquisas científicas é por sí só um resultado muito importante. Apesar do aparente contrassenso, o não resultado demonstra para a comunidade científica qual o caminho que não deve ser seguido! Portanto, o não resultado mostra que o caminho utilizado pelo cientista é inútil, mas não a Pesquisa em sim! Pois sem a pesquisa isso nunca seria descoberto!

Pesquisas Científicas são extremanete importantes, principalmente para termos estados fortes e realmente soberanos, pois é a partir do conhecimento gerado por elas, que as tecnologias podem ser desenvolvidas. Um ótimo exemplo disso foi o desenvolvimento da vacina contra a COVID-19, durante a pandemia. Um tipo de vírus da COVID já estava sendo pesquisado há muitos anos, e todo o conhecimento obtido com esses estudos permitiu que os pesquisadores, e os estados que financiaram essas pesquisas, pudessem desenvolver uma vacina eficaz em um tempo reduzido!

Com isso eu avalio que um estado para ser soberano deve ter o domínio do conhecimento que permitirá que ele resolva todos os seus problemas de forma auônoma, sem a dependência de outros estados. 

O domínio do conhecimento leva a um desenvolvimento tecnológico de forma inovadora, criando novas soluções para as questões e problemas que se apresentam. Toda essa tecnologia desenvolvida pode ser utilizada para a simplificação e melhoria da vida das pessoas, portanto eu avalio que o conhecimento é o melhor e mais rentoso ativo que um estado pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário