quarta-feira, 1 de julho de 2015

Acontece na UFSM - 1° nanossatélite brasileiro completa um ano em órbita

No dia 19 de Junho de 2015 foi comemorado o primeiro aniversário do NanoSatC-BR1 em órbita. Um ano antes, uma equipe de Santa Maria participou dessa grande conquista para a Ciência Aeroespacial de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil como um todo, estando presente no momento do lançamento, da base de Yasny, na Rússia. O foguete Dnepr colocou em órbita o NanoSatC-BR1, juntamente com outros 33 satélites de 18 nacionalidades diferentes. Mais informações sobre o lançamento no link: http://www.kosmotras.ru/en/launch15/

Em todo processo de planejamento, desenvolvimento, produção, lançamento e operação foi feito pelos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Produção e Física da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

O vídeo abaixo apresenta o registro do primeiro aniversário do NanoSatC-BR1 em órbita, e também os planos futuros da equipe do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - CRS/INPE-MCTI, que trabalha em cooperação com a UFSM, através do Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria - LACESM/CT/UFSM.




Meus Parabéns a toda equipe do programa NanoSatC do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Universidade Federal de Santa Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário