segunda-feira, 25 de março de 2024

Explosão Solar e suas consequencias na Magnetosfera da Terra - 23 de março de 2024

No dia 23 de março de 2024 houve uma explosão solar, que chegou à classe X, a classe mais intensa medida pelo satélite GOES, conforme visto pela Figura abaixo, e destacada pela seta preta.


Fonte da Figura: https://www.swpc.noaa.gov/products/goes-x-ray-flux

No Sol, vemos um abrilhantamento intenso, parecido como flash de fotografia, local da explosão solar, com a emissão de ondas e partículas.


Fonte do Vídeo: https://sdo.gsfc.nasa.gov/data/dailymov/movie.php?q=20240323_1024_0193


Além da emissão de ondas eletromagnéticas, hove uma grande emissão de prótons  com energia > 10 MeV, linha vermelha da figura abaixo, tendo ultrapassado a linha de alerta do SWPC. Nessa mesma figura vemos a emissão de prótons de mais alta energia > 50 MeV (linha azul), e > 100 MeV (linha verde).

Fonte de imagem: https://www.swpc.noaa.gov/products/goes-proton-flux


A próxima figura mostra os dados do satélite DSCOVR, que mede o campo magnético e os dados de plasma do vento solar no ponto Lagrangeano L1 (ponto de equilíbrio gravitacional entre Sol e Terra). Nesta figua, podemos perceber que no dia 24 de março a Ejeção de Massa Coronal Interplanetária (plasma solar) atingio o satélite DSCOVR, e consequentemente atingiu a magnetosfera da Terra, causando uma tempestade geomagnética, onde o indice Kp (indice geomagnético que indica a intencidade da perturbação do campo magnético da Terra, causado por estrutura solar), atingiu valor 8, onde o máximo é 9.


Fonte da figura: https://www.ngdc.noaa.gov/dscovr/portal/index.html#/vis/summary


Fonte: https://kp.gfz-potsdam.de/en/


Esse tipo de evento é muito comum no máximo da atividade solar, e é exatamente o período de atividade solar que nos encontramos no momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário