A palavra ciência tem origem no latim (scientia), cujo significado é conhecimento. Em termos mais gerais a ciência é o conjunto de ações tomadas, seguindo um conjunto de regras básicas, para gerar o conhecimento científico. A esse conjunto de regras, chamamos de Metodologia Científica.
Nem todo conhecimento pode ser considerado científico, pois muitos conceitos e definições que formamos são frutos de nossas experiências do dia-a-dia, segundo nossas crenças e interpretações previamente estabelecidas. Esse conhecimento desenvolvido a partir de nosso cotidiano, sem levar em consideração o rigor da metodologia científica, é conhecido como Senso Comum.
Isso não significa que o conhecomento científico seja a verdade absoluta e que o senso comum não deva ser utilizado. Muitas descobertas cientificas surgiram a partir do conhecimento do senso comum, pois a ciência pode explicar o que o senso comum não consegue.
Temos sempre que ter em mente que tudo o que sabemos é fruto de nosso aprendizado, e nossa primeira escola é o nosso lar. Nossos pais são nossos primeiros professores e é com eles que aprendemos as primeiras lições, que muitas vezes são originadas no senso comum. Portanto, esse conhecimento foi fruto das experiências que nossos pais vivenciaram, na cidade onde eles moravam, na época em que eles viveram tais situações, juntamente com o conhecimento que eles receberam na escola. É na escola que aprendemos as lições advindas do conhecimento científico.
É bastante difícil separar esses dois tipos de conhecimento, pois o que sabemos, e consequentemente o que somos, é fruto de todas as experiências que vivemos, e tanto o conhecimento científico, quanto o senso comum se confundem, além de um ter grande influência sobre o outro. É preciso identificar essas duas vertentes de conhecimento para podermos sempre melhorar o aprendizado. O conhecimento científico deve sempre ser utilizado para aprimorarmos o senso comum sem perdermos a consciência de que o conhecimento científico não é a verdade absoluta, mas ele foi desenvolvido através de experimentação, utilizando todo rigor do método científico.